segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Reboque de faixa - BANNER TOW

Reboque de Faixa - BANNER TOW

A propaganda aérea com a utilização de aeronaves rebocando faixas se reveste de características excepcionais para a divulgação de marcas. Esta mídia de impacto possui a vantagem de atingir seu público alvo em momentos de lazer e descontração, quando a mensagem é obviamente assimilada com maior facilidade.      
O reboque de faixa é realizado com aeronaves próprias para a atividade, e a faixa é confeccionada com nylon aeronáutico possuindo grande resistência e baixo peso.

            A contratação dos serviços é feita por hora de vôo, que é contada desde o acionamento da aeronave até o desligamento do motor da mesma, logo o aproveitamento da propaganda depende do local a ser veiculado. Se o vôo for fora do litoral, é necessário 10 dias de antecedência para obter autorização junto à Aeronáutica.   
No Brasil o DOC que faz referencia trata-se do "RBHA 91", item "91.311 REBOQUE OUTROS QUE NÃO PLANADOR", e, o RBAC 21.

"91.311 - REBOQUE OUTROS QUE NÃO DE PLANADOR 
Nenhum piloto de uma aeronave civil pode realizar qualquer tipo de reboque com uma aeronave (outros que não os referidos em 91.309), a não ser que a operação tenha sido expressamente aprovada pelo DAC. O requerimento para obter tal aprovação deve ser preenchido na forma e com o conteúdo determinado pelo DACe deve ser encaminhado ao SERAC da área de operaçãoda aeronave."

No US temos o DOC "FAA/FS-I-8700-1", "INFORMATION FOR BANNER TOW OPERATIONS".
   
Este DOC contem 25 paginas, ou seja, bem diferente do parágrafo único de que trata a nossa RBHA.


Information for Banner Tow operations
Videos:
Banner Tow

Banner towing from a different perspective.

Banner towing

Pode existir algum DOC que aborde o tema "reboque de faixa", entretanto, ainda não terminei de ler toda a legislação aérea disponível no Brasil. (São mais de 500 documentos ao todo)

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