Reboque de Faixa - BANNER
TOW
A
propaganda aérea com a utilização de aeronaves rebocando faixas se reveste de
características excepcionais para a divulgação de marcas. Esta mídia de impacto
possui a vantagem de atingir seu público alvo em momentos de lazer e
descontração, quando a mensagem é obviamente assimilada com maior
facilidade.
O
reboque de faixa é realizado com aeronaves próprias para a atividade, e a faixa
é confeccionada com nylon aeronáutico possuindo grande resistência e baixo
peso.
A contratação dos serviços é feita
por hora de vôo, que é contada desde o acionamento da aeronave até o
desligamento do motor da mesma, logo o aproveitamento da propaganda depende do
local a ser veiculado. Se o vôo for fora do litoral, é necessário 10 dias de
antecedência para obter autorização junto à Aeronáutica.
No
Brasil o DOC que faz referencia trata-se do "RBHA 91", item
"91.311 REBOQUE OUTROS QUE NÃO PLANADOR", e, o RBAC 21.
"91.311 - REBOQUE OUTROS QUE
NÃO DE PLANADOR
Nenhum
piloto de uma aeronave civil pode realizar qualquer tipo de reboque com uma
aeronave (outros que não os referidos em 91.309), a não ser que a operação
tenha sido expressamente aprovada pelo DAC. O requerimento para obter tal
aprovação deve ser preenchido na forma e com o conteúdo determinado pelo DACe
deve ser encaminhado ao SERAC da área de operaçãoda aeronave."
No
US temos o DOC "FAA/FS-I-8700-1", "INFORMATION FOR BANNER
TOW OPERATIONS".
Este
DOC contem 25 paginas, ou seja, bem diferente do parágrafo único de que trata a
nossa RBHA.
Videos:
Banner Tow
Banner towing from a different perspective.
Banner towing
Pode existir algum DOC que aborde o tema "reboque de
faixa", entretanto, ainda não terminei de ler toda a legislação aérea
disponível no Brasil. (São mais de 500 documentos ao todo)
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