Após a extinção do MMA 100-31 "Manual do ATCO" encontrávamos em um período de lacuna no quesito regulamentação para o uso de simbologia/simbolo no preenchimento das fichas de progressão de voo (FPV).
Em vários Órgãos de Controle de Tráfego Aéreo (SIATO), bem como em algumas organizações de ensino (ICEA-EEAR-CIAAN) era adotado um padrão de preenchimento de FPV, entretanto, podemos aduzir que existiam diferenças e, consequentemente, não havia um padrão.
Com a entrada em vigor da CIRCEA 100-68 "Intruções para o Preenchimento de Fichas de Progressão de Voo (FPV) IEPV 100-37 e IEPV 100-38" teoricamente põem-se um fim nesta lacuna, entretanto, ainda dependemos da disciplina dos nossos ATCO para assimilar e colocar em pratica tal instrução.
Digo isso porque não basta as SIATO realizarem instruções e mais instruções, a mudança tem que partir de cada um, a busca incensante pelo profissionalismo.
Outrossim, se analisarmos a fundo a referida publicação, poderemos concluir que ainda precisamos melhorar, mas e dai, o que você esta esperando para contribuir com a sua sugestão. Entre em contato com o DECEA e faça as suas sugestões.
DISPOSIÇÕES DAS FICHAS DE CONSOLE
a) ordem cronológica: Consistindo na disposição das fichas, em ordem crescente de horário de chegada e de saída; ou
b) níveis de voo: Consistindo na disposição das fichas, em ordem crescente dos diversos níveis de voo.
NOTA: As fichas de progressão de voo de aeronaves em emergência e outras situações de perigo devem ser separadas das demais, de forma a que o controlador tenha tais fichas em destaque.
REQUISITOS PARA PREENCHIMENTO
preta, em letra de forma legível, sem rasuras, em 01 (uma) única via;
b) utilize números arábicos;
c) os órgãos ATS que disponham de sistemas automatizados que possam gerar as FPV de forma eletrônica ficam dispensados do preenchimento manual dos impressos, devendo o referido preenchimento obedecer aos procedimentos do sistema utilizado;
d) ao efetuar o registro de dados nas FPV, faça anotações nítida, clara e concisa;
e) anote as horas com 4 dígitos, exceto a hora real de passagem nos fixos, que poderão ser expressa com apenas dois dígitos (minutos);
f) insira, sem demora, os estimados, autorizações, reportes de posição e qualquer outros dados de voo recebidos por qualquer meio de comunicação;
g) atualize os dados constantes da ficha, riscando a informação antiga com uma linha e colocando os novos dados no mesmo espaço;
h) risque os dados incorretos com duas linhas horizontais e coloque os dados corretos no mesmo espaço;
i) disponha as mudanças de nível de voo na ordem em que ocorram;
j) coloque os dados referentes a autorizações ou informações junto ao símbolo correspondente (veja ITEM 4); e
k) trace um círculo ao redor de todo item contido na informação da aeronave, que se ajuste à autorização expedida.
NOTA 1: Toda informação que não estiver de acordo com a anotação na ficha deve ser objeto de comprovação imediata com a aeronave.
NOTA 2: Caso ocorra inoperância ou degradação do sistema automatizado utilizado, o preenchimento das FPV relacionadas ao órgão ATS deverá ser feito manualmente, durante a indisponibilidade do referido sistema.
FICHA DE PROGRESSÃO DE VOO EM TMA/CTR
Forma de Preenchimento:
ACFT: Identificação da Aeronave.
RFL: Nível de Voo requerido.
CFL: Nível de voo autorizado.
- Preencher com o nível de voo, autorizado pelo órgão ATS.
PROC: Indicativo de localidade ou nome do aeródromo de procedência ou origem.
DEST: Indicativo de localidade ou nome do aeródromo de destino.
AWY: Aerovia.
- Preencher com o designador, de saída ou de chegada, da rota ATS.
TIPO: Tipo de aeronave.
VEL/W: velocidade de cruzeiro em nós (kt)/Esteira de Turbulência.
SSR: Código Transponder.
EOBT/ETA: Hora estimada de calços fora / Hora estimada de chegada.
DV: Dados do voo (baliza, nível autorizado, AWY,tempos estimados e outras informações, necessárias, relativas à progressão do voo.
- Preencher com informações julgadas relevantes durante a progressão do voo.
S/EEE/SSSS: Setor / Hora de recebimento e de saída ou transferência do tráfego.
- Preencher com o nome do setor / hora de entrada no setor / hora de saída do setor ou de transferência para outro setor.
- O horário deverá ser registrado com quatro dígitos (horas e minutos).
Exemplo: S1/1040/1050 - G/1234/1258
NOTA: Quando mais de um setor for registrado na mesma FPV, o campo S/EEEE/SSSS deverá ser preenchido com o nome do primeiro setor / hora de entrada no primeiro setor / nome do segundo setor / hora de entrada no segundo setor (e, assim, sucessivamente, para quantos setores houver) / hora de saída do último setor ou de transferência para outro setor.
Exemplo: S2/1521/S1/1531/1538
SERVIÇO: Preencher com o serviço prestado pelo órgão, discriminando:.
- VIG IFR (Vigilância IFR)
- VIG VFR (Vigilância VFR)
- PPI (Vetoração PPI)
- PAR (Vetoração PAR)
- VET (Vetoração – outros)
- NR IFR (Não Radar IFR)
- NR VFR (Não Radar VFR)
ÓRGÃO: Órgão ATS
- Preencher com o órgão ATS responsável pelo preenchimento da FPV.
DATA: Dia, mês a ano (DD/MM/AA).
OPR: Indicativo do controlador/operador, titularda posição.
RMK: Campo destinado ao registro de informação julgada importante.
ANOTAÇÕES: Campo destinado a registro de informações julgadas
importantes e não contempladas nos outros campos daFPV.
NOTA: No caso o campo ANOTAÇÕES não seja suficientepara o registro de informações
julgadas pertinentes, poderá ser utilizado o verso da FPV.
FICHA DE PROGRESSÃO DE VOO EM FIR
Forma de Preenchimento:
ACFT: Identificação da Aeronave.
RFL: Nível de Voo requerido.
CFL: Nível de voo autorizado.
- Preencher com o nível de voo, autorizado pelo órgão ATS.
IFLD: Nível de voo limite de sobrevoo.
- Preencher com o nível de voo, autorizado pelo órgão ATS.
PROC: Indicativo de localidade ou nome do aeródromo de procedência ou origem.
DEST: Indicativo de localidade ou nome do aeródromo de destino.
TIPO: Tipo de aeronave.
VEL/W: velocidade de cruzeiro em nós (kt)/Esteira de Turbulência.
SSR: Código transponder.
EOBT/ETA: Hora estimada de calços fora / Hora estimada de chegada.
DV: Dados do voo (baliza, nível autorizado, AWY,tempos estimados e outras informações, necessárias, relativas à progressão do voo.
- Preencher com informações julgadas relevantes durante a progressão do voo.
ROTA: Rota autorizada.
TRECHO: Preencher com todos os segmentos de rotas estabelecidos nas ERC, previstos para o voo/setor.
n) S/EEE/SSSS: Setor / Hora de recebimento e de saída ou transferência do tráfego.
- Preencher com o nome do setor / hora de entrada no setor / hora de saída do setor ou de transferência para outro setor.
O horário deverá ser registrado com quatro dígitos (horas e minutos).
Exemplo: S1/1040/1050 - G/1234/1258
NOTA: Quando mais de um setor for registrado na mesma FPV, o campo S/EEEE/SSSS deverá ser preenchido com o nome do primeiro setor / hora de entrada no primeiro setor / nome do segundo setor / hora de entrada no segundo setor (e, assim, sucessivamente, para quantos setores houver) / hora de saída do último setor ou de transferência para outro setor.
Exemplo: S2/1521/S1/1531/1538
SERVIÇO: Preencher com o serviço prestado pelo órgão, discriminando:.
- VIG IFR (Vigilância IFR)
- VIG VFR (Vigilância VFR)
- PPI (Vetoração PPI)
- PAR (Vetoração PAR)
- VET (Vetoração – outros)
- NR IFR (Não Radar IFR)
- NR VFR (Não Radar VFR)
ÓRGÃO: Órgão ATS
- Preencher com o órgão ATS responsável pelo preenchimento da FPV.
DATA: Dia, mês a ano (DD/MM/AA).
POR: Indicativo do controlador/operador, titular da posição.
RMK: Campo destinado ao registro de informação julgada importante.
ANOTAÇÕES: Campo destinado a registro de informações julgadas importantes e não contempladas nos outros campos da FPV.
NOTA: No caso o campo ANOTAÇÕES não seja suficiente para o registro de informações julgadas pertinentes, poderá ser utilizado o verso da FPV.
SIMBOLOGIA DE CONTROLE DAS FPV (ITEM 4)
Os símbolos e abreviaturas, a seguir, são para uso em FPV, e devem ser utilizados nos registros de autorizações e instruções transmitidas ou informações recebidas da aeronave, não podendo ser utilizados em telecomunicações.
ABREVIATURAS DE AUTORIZAÇÃO
ABREVIATURAS DIVERSAS
SÍMBOLOS DE INFORMAÇÃO DE CONTROLE
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