Um
software nacional capaz de processar dados de diversas fontes de captação como
radares e satélites e consolidá-los em uma única apresentação visual para o
controlador de voo. Assim funciona o Sistema Avançado de Gerenciamento de
Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional, o Sistema
Sagitario, que será implantado em todos os quatro Centros Integrados de Defesa
Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA), e deve substituir o atual sistema
X-4000. O novo programa já apoia o controle de tráfego aéreo no Nordeste e
Sul/Sudeste do país.
O Sagitario traz várias inovações em relação ao
atual programa X-4000. O software permite, por exemplo, a sobreposição de
imagens meteorológicas sobre a imagem do setor sob controle, para acompanhar,
por exemplo, a evolução de mau tempo em determinada região do país. Os planos
de voo também podem ser editados graficamente sobre o mapa possibilitando a
inserção, remoção e reposicionamento de pontos do plano e cancelamento de
operações, o que permitirá ao controlador acompanhar melhor a evolução do que
estava previamente planejado para o voo. Além disso, etiquetas inteligentes,
por meio de cores diferentes de acordo com o nível de atenção para o cenário,
indicam informações essenciais para o controle de tráfego aéreo.
“Esse novo sistema vai permitir que o
controlador de voo tenha muito mais ferramentas à sua disposição, de modo que
possa, de forma mais objetiva, facilitar a vida do piloto e trazer mais
segurança para o próprio operador ao tomar as decisões ou efetuar determinadas
autorizações ao comandante da aeronave. Em termos práticos, para quem viaja de
avião, as ações decorrentes do sistema poderão reverter em menor tempo de voo,
com consequente economia para a empresa aérea, menor emissão de gases e também
acredito que possa refletir no aumento da pontualidade das empresas”, ressalta
o presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Especo Aéreo
(CISCEA), Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino.
A
concepção avançada privilegia também a interação, ao reduzir os comandos de
teclado, permitir maior concentração ao controlador e diminuir a fadiga do
operador. “O Sagitário permite ao controlador executar todos os comandos
necessários e todas as coordenações por meio do mouse. As cores da tela também
foram estudadas para que não fossem agressivas nem cansativas”, explica.
O
Sagitario já está em funcionamento nos CINDACTA II e III, sediados em Curitiba
e Recife. Cerca de R$ 9 milhões foram investidos no desenvolvimento do
software. Outros cerca de R$ 15 milhões devem ser aplicados na implantação do
sistema nas outras unidades de controle de tráfego, assim como para o
treinamento dos operadores. Até o final deste ano, o sistema deve ser
implantado em Brasília, no CINDACTA I.
“Nós
estamos no grupo que tem hoje a melhor filosofia de controle. Esse software é
muito semelhante aos implementados na Alemanha e na Holanda. O elemento número
um de todos os planejadores do controle do espaço aéreo é a segurança. Este
item é inegociável. Portanto, eu posso afirmar que é seguro voar no Brasil”,
afirma o Brigadeiro. Aquino.
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